Projetar uma casa implica um pensamento cada vez mais ecológico e de sustentabilidade. Projetar uma casa sustentável implica uma série de passos e regras de forma a que esta seja considerada uma casa sustentável, ou seja, algo que simultaneamente preencha as necessidades dos seus habitantes e que respeite o ambiente, os recursos naturais e a economia e ambiente.
O que são casas sustentáveis
Uma casa sustentável é uma casa construída para ser mais eficiente, mais económica e que proporcione uma melhor qualidade de vida em relação às casas comuns. Atualmente são do tipo de casas mais procurado, sendo um mercado em ascensão.
Uma casa sustentável implica um projeto cuidado, de alta qualidade onde os recursos naturais são aproveitados e onde a ventilação e orientação da mesma são considerados fundamentais.
Obrigatório num projeto de uma casa sustentável
A projeção de uma casa sustentável passa em primeiro lugar pela preparação do solo, sendo que o perfil natural do terreno onde se irá situar a casa deve ser respeitado, isto porque a construção de uma casa sustentável deverá causar o menor impacto ambiental possível, logo as movimentações de terreno devem ser evitadas.
As paredes de uma casa sustentável deverão ser eficientes termicamente, optando-se normalmente por tijolo de cerâmica. No interior deverá usar-se gesso cartonado pois este reduz significativamente os desperdícios.
A nível de energia eléctrica esta obedece às mesmas leis de baixo consumo e baixo preço que os restantes parâmetros. Logo estas deverão ser quanto possível agregadas a um sistema de aquecimento solar de forma a substituir torneiras e chuveiros eléctricos.
É importante ter em conta as águas pluviais e o seu escoamento.
A reter num projeto de uma casa sustentável
Quando se projeta uma casa sustentável é importante ter conhecimento sobre qual a tradição a nível de construção do local onde se pretende construir a casa sustentável, preservando desta forma valores culturais e arquitetônicos do local.
Ao escolher materiais provenientes da região onde se vai construir a casa, promove-se a economia local que é um dos factores a considerar na projeção de uma casa sustentável.
A gestão dos resíduos produzidos é extremamente importante na projeção de uma casa sustentável, logo é necessário calcular o minimo que se deverá produzir e ter um plano de eliminação desses resíduos para que seja o mais ecológico possível.
O desenho de uma casa sustentável
- A casa deverá estar orientada com a fachada maior para sul, assim como as divisões com maior utilização;
- As janelas a sul e a poente deverão ser sombreadas pelo exterior e as janelas pequenas deverão estar viradas para norte, evitando no conjunto da casa grandes áreas com janelas;
- Deverá ser garantida uma boa iluminação natural em todas as divisões da casa de forma a potenciar o aquecimento natural e o menor uso de energia eléctrica.
Não esquecer que uma casa sustentável engloba um conjunto de fatores.
Comentar