É provável que a designação de condicionador de ar lhe pareça estranha, pois o termo habitualmente usado é ar condicionado. A diferença entre ambos está no conceito. Quando se fala em manutenção e modificação do ar que circula num determinado espaço, o aparelho responsável por todo esse processo é o ar condicionado, um equipamento que permite controlar a humidade, purificação, arrefecimento, ventilação e filtragem dos ambientes interiores.
Portanto, o condicionador de ar está presente em habitações, empresas, escolas, fábricas, meios de transporte, centros comerciais, entre outros. Se, na maioria dos casos, este equipamento é usado para garantir o conforto, na indústria tem outras funcionalidades. O recurso ao condicionador de ar assegura as condições necessárias para a manutenção de materiais ou produtos, através do controlo da temperatura e da humidade, bem como da filtragem do ar.
O condicionador de ar consiste na temperatura ambiente alterada
O ar modificado é regulado para um nível mais frio ou quente. Existem vários tipos de condicionadores de ar, sendo que cada modelo tem uma forma de instalação específica. Os principais são de janela ou de parede e, consoante a finalidade, são colocados no teto ou no canto da divisão. Ambos têm em comum o facto de serem instalados num nível superior. Mais recentemente surgiu ainda o condicionador de ar portátil.
A sua mais-valia está na refrigeração do ar, pelo que é muito eficiente para transformar um ambiente quente em ar mais fresco. As suas vantagens estão na precisão da regulação da temperatura e na potência do aparelho de ar condicionado.
O condicionador de ar é usado tanto no verão, como no inverno
Embora seja comum ter a sensação de calor excessivo quando se entra num ambiente aquecido pelo ar condicionado, a verdade é que o condicionador de ar é muito eficiente tanto para refrescar como para aquecer ambientes.
No inverno, o aparelho deve ser regulado com maior precisão, uma vez que a subida de temperatura torna o ar mais pesado e, portanto, este não se distribui melhor pela divisão. Para evitar este desconforto é conveniente que esteja atento à regulação do aparelho de ar condicionado e o adapte às características da divisão.
Comentar