Ter humidade nas paredes da sua casa é um problema. Esteticamente, a humidade diminui drasticamente a beleza da casa e além disso danifica paredes e a própria estrutura da habitação.
O problema da humidade é bastante frequente em zonas frias e húmidas ou se a sua casa se situa em zonas com poucas horas de exposição solar onde não exista calor suficiente para secar a água da chuva.
A humidade também se pode instalar devido a vapores que se acumulam em determinadas zonas da casa. Saiba como se pode livrar deste problema.
A origem do problema
O problema de humidade pode ser desencadeado por vários factores. Além disso, a humidade pode apresentar diferentes aspectos.
É importante saber distinguir os tipos que existem de forma a que o tratamento do problema seja mais eficiente, caso contrário poderá estar a perder tempo e dinheiro com produtos que não funcionam pois está a usar produtos desadequados.
Tipos de humidade: A humidade ascendente
Um dos tipos de humidade existente é a humidade ascendente. Este tipo apresenta-se sob o aspecto de manchas podendo formar aquilo a que se dá o nome de salitre. No caso de afectar zonas com papel de parede, este tem tendência a descolar-se. Este tipo de humidade pode aparecer durante todo o ano.
Para tratar a humidade ascendente deve ventilar muito bem a área ou áreas afectadas. É importante também que proceda à instalação de uma barreira de impermeabilização, revestimentos com rebocos de drenagem ou então à injecção de um produto repelente de água.
No caso das barreiras de impermeabilização, a sua aplicação será mais fácil quando feita no início da construção. No caso de casas já construídas, melhorar a ventilação das divisões será a melhor solução.
Humidade causada pela chuva
A humidade causada pela chuva é normalmente visível nos tectos e a sua área é delimitada de forma clara.
Como o próprio nome indica, este tipo de humidade aparece maioritariamente nas estações mais chuvosas, onde a água se infiltra nas rachas ou fissuras existentes nas paredes e tectos das casas.
Para tratar este tipo de humidade é importante que comece pela parte superior da casa, verificando se todas as telhas se encontram em bom estado ou se existem buracos no algeroz.
É importante também que verifique se a estrutura que sustenta o telhado se encontra em bom estado e que não possuí juntas partidas onde a água se possa infiltrar.
No caso do problema residir nas paredes, proteja-as pintando-as e isolando-as com uma argamassa especial com propriedades repelentes da água, ou faça um revestimento com pedra.
É importante que antes de realizar qualquer procedimento, que limpe toda a área afectada com lixívia removendo todos os musgos e bolor. Não se esqueça também de tapar todas as rachas e fissuras de forma a não permitir uma nova entrada de água.
Se choveu recentemente, é conveniente esperar cerca de uma semana antes de aplicar qualquer tipo de produto.
Humidade por condensação
A humidade por condensação é caracterizada pelo cheiro a bafio mais ou menos intenso e aparece normalmente nas zonas interiores de casa.
Para tratar este tipo de humidade é importante que se produza menos vapor. O vapor produzido na cozinha e casas de banho deve ser minimizado e deve-se instalar bom sistema de ventilação de forma a que o vapor produzido não se concentre no interior da casa, produzindo humidade. Evite secar roupa no interior de casa sem que areje bem a divisão.
Caso sinta que janelas frequentemente abertas não são suficientes, poderá recorrer ao uso de desumidificadores em sua casa que eliminam o excesso de humidade produzida nas divisões e até pintar as paredes com tintas adequadas contra a humidade.
Sempre que possível aproveite as horas de sol que a sua casa apanha de forma a abrir janelas e deixar o ar circular pelas divisões.
Comentar