Dentro de alguns meses, a redução da temperatura vai começar a criar a necessidade de providenciar ambientes residenciais mais quentes e acolhedores, face ao Inverno que se aproxima. Para tal, há algumas alterações e adaptações que é necessário fazer, sobretudo no que toca à decoração das casas. Isto porque, há poucas casas portuguesas com infra-estruturas realmente adaptadas ao frio e ao clima invernal. Estas mudanças vão da decoração à instalação de lareiras e pavimentos. Para quem gosta de apostar numa decoração sofisticada e requintada, as lareiras Focus são uma boa opção.
Gustavo Pinto, arquitecto brasileiro, revelou ao jornal «Bem Paraná» que materiais como «papel de parede, tijolos à vista ou madeira podem passar uma sensação de aconchego, sendo que, em obras maiores, pode aplicar-se o piso aquecido antes da aplicação dos novos revestimentos.» No que se refere à decoração, o ideal é recorrer a cores quentes e a materiais com texturas e tecidos aconchegantes, sobretudo nos móveis». No que toca ao aquecimento, as lareiras Focus são uma excelente opção, quer em termos de climatização, quer ao nível decorativo, dado o seu design inovador e de vanguarda.
Equipamentos como as lareiras Focus ajudam a criar ambientes mais quentes e acolhedores no Inverno
Por outro lado, utilizar iluminação de cor amarela e diversos tapetes pode ajudar a aquecer ambientes mais frios. Outras opções a ter em conta são as mantas nos sofás e o recurso a tapetes, excelentes objectos de decoração, que também ajudam a aquecer a casa no Inverno. Mas, as iniciativas de monta e que podem fazer a diferença são os sistemas de calafetação e a instalação de lareiras.
O arquitecto Gustavo Pinto revelou àquele jornal estadual que «as lareiras a gás precisam de tubos e exigem o cuidado de renovação do ar no ambiente». No entanto, estes equipamentos de climatização, com destaque para as lareiras Focus, são os mais indicados para aquecer os lares na altura do frio.
Outras iniciativas passam pela instalação de material para isolamento térmico, nomeadamente vidros duplos e esquadrias de PVC. No entanto, o Inverno também é a altura do ano em que as casas permanecem mais tempo fechadas. Como tal, é importante aproveitar o período entre o final da manhã e o meio da tarde para arejar as várias divisões.
Por vezes, basta uma pequena abertura para deixar entrar o ar. Ao deixar o vento circular, o ar renova-se e a humidade sai. No final do dia, quando o frio começa a apertar, o ideal é fechar as janelas e as cortinas para não deixar sair o calor. Mais à noite, é hora das lareiras funcionarem e darem um ar da sua graça.
É importante deixar a casa a arejar durante o dia e fechá-la ao final da tarde para reter o calor
Pode aproveitar e colocar aqueles «chouriços» tradicionais, cheios com areia ou com borracha para vedar a passagem do ar e diminuir as correntes de ar. E aproveitar para dar uso às mais-valias das lareiras Focus, tão belas quanto eficientes. Um conselho importante é lavar as peças de roupa de Inverno antes de as utilizar, nomeadamente cobertores, mantas, fronhas de almofadas e cortinados. É possível lavar na máquina de lavar roupa ou numa lavandaria profissional.
Quando for ligar a lareira, é conveniente limpá-la e colocar combustível renovado. Existem vários tipos de aquecedores, com destaque para as lareiras Focus e recuperadores de calor portáteis e ecológicos. Os aquecedores eléctricos são mais dispendiosos e as velas são pouco seguras, sobretudo se tiver crianças ou animais, pelo que não constituem boas opções. Pintar as paredes com cores claras pode ser uma boa ajuda para reter o calor e aproveitar a luz natural durante todo o Inverno.
São várias as dicas para um ambiente mais quente e sem gastar muito dinheiro. Basta apostar nas opções certas e seguir as dicas referidas. E desfrutar do calor da casa sem preocupações.
Comentar