A venda de casas está cada vez mais rigorosa e, tal como em outras áreas, evoluiu bastante nos últimos anos. O mercado está mais exigente e a tarefa da venda de casa passou a englobar outros desafios. Atualmente, para vender rápido não basta estabelecer um preço atrativo e colocar uma placa. É preciso fazer mais e melhor. Há que conquistar os potenciais compradores.
As novas tecnologias também revolucionaram este setor e, se não souber como vender casas pela internet, estará a perder um elevado número de potenciais compradores. O marketing entrou em definitivo no mercado imobiliário e, se não tem dotes de marketeer, considere procurar a ajuda de especialistas. Um bom consultor imobiliário vai tornar o processo de venda de casa mais simples e ajudá-lo a destacar o seu imóvel das centenas de casas que estão no mercado.
10 passos para a venda de casa
- Prepare o imóvel para a venda: A compra de casa exige um investimento considerável. Por isso, o comprador quererá um imóvel pronto a habitar. Mesmo que pretenda personalizar o espaço, certamente não vai querer desperdiçar dinheiro com pequenas reparações. Com ligeiras obras poderá modernizar, valorizar a sua casa e assim subir o preço. Por outro lado, tenha o imóvel limpo, arrumado, arejado e com bom aspeto. É que um ambiente acolhedor é muito mais cativante.
- Aposte na divulgação do imóvel: Lembre-se que o nível de exigência dos compradores aumentou ao longo dos anos. Já não basta colocar uma placa “vende-se” na janela. Há que divulgar e usar todos os meios disponíveis para mostrar ao mundo que tem uma casa para vender. A forma como comunica é determinante. Recorra a consultores imobiliários que, além de recorrerem aos meios físicos e digitais, vão aconselhá-lo quanto à apresentação do imóvel, tirar boas fotografias e criar frases apelativas à compra. Lembre-se de que não tem uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.
- Venda casas pela internet: O online detém já uma importante quota de mercado e assume-se como o meio preferencial dos compradores para pesquisa. Parte da comunicação terá, portanto, de passar por este canal, usado por cerca de 90% dos potenciais proprietários para procura e seleção dos imóveis que pretendem visitar. É importante que conte com o auxílio de consultores que dominem estas ferramentas, de forma a posicionar a sua casa no topo dos motores de pesquisa imobiliários, visto que os potenciais compradores têm tendência para recorrer a estes motores de pesquisa.
- Estabeleça um preço: Não é tão simples como parece. A título pessoal, poderá estar a sobrevalorizar a sua casa, até pelo investimento que fez e pelos laços afetivos que criou nesse local. Por outro lado, o comprador costuma considerar o imóvel demasiado caro. Portanto, há que encontrar um meio-termo, um preço justo e equilibrado com a atual conjuntura. Aconselhe-se com quem conhece o mercado imobiliário e as características da sua zona. Compare ainda a sua casa com os outros imóveis da sua área de residência, nomeadamente as áreas, tipologias, detalhes de arquitetura e construção, etc.
- Prepare-se para negociar: É inevitável que o comprador queira negociar o valor de venda apresentado. Tenha esse fator em consideração quando definir o preço da casa, bem como o valor até onde pretende descer o custo, de forma a fazer um negócio que seja justo para si. Se não tem paciência ou dotes de negociador, procure um agente imobiliário que assuma essa tarefa e lhe preste o aconselhamento necessário para negociar sem ficar a perder.
- Defina o tempo desejado para concretizar a venda: Este fator vai determinar a estratégia a seguir, o preço a definir, a comunicação a implementar e a seleção dos potenciais interessados. Quanto mais pressa tiver, mais sujeito ficará à pressão do mercado. Porém, um imóvel que fica muito tempo para venda também poderá desvalorizar. O ideal será recorrer a um agente imobiliário para ajudá-lo a vender mais rapidamente. Se optar por fazê-lo pelos próprios meios terá que estar preparado para eventualmente, esperar mais pelo comprador ideal.
- Recorra a um agente imobiliário: As vantagens são várias. Em primeiro lugar porque a sua casa fica mais visível perante a rede de potenciais compradores que a agência detém. Além disso, tem experiência na venda de casas e o conhecimento adequado para acompanhá-lo neste processo.
- Tire o máximo partido da venda: Compare todos os custos que terá com a venda, analisando as suas opções. Faça o levantamento dos prós e contras de recorrer a uma agência ou de vender por conta própria. Verifique qual a solução mais compensatória para o seu caso, que lhe permita obter o maior rendimento possível com a venda da casa.
- Perca tempo com o contrato: Até à rubrica do contrato, a venda não está concretizada e, por isso, não pode esmorecer. Recorra a uma imobiliária com uma equipa de advogados que assegure que tudo está em conformidade e que todas as situações que são do seu interesse estão acauteladas. Analise cada ponto e verifique que o comprador reúne as condições necessárias para concretizar o negócio.
- Esteja preparado para a mudança: Se quer vender rapidamente terá igualmente que estar preparado para entregar a casa no mais curto espaço de tempo possível, assim que o contrato for assinado. Tenha tudo arrumado, limpo e organizado. Assim será mais fácil fazer a mudança e menos cansativo.
Comentar