A realidade dos edifícios altos apenas foi possível com a criação de métodos de ventilação e climatização, caso contrário este tipo de construção não seria possível.
A construção em edifícios altos
A construção de edifícios altos prende-se com cinco factores chave: a função, a economia, o ambiente, a segurança e a estrutura. Todos estes parâmetros tem de ser devidamente estudados e aplicados quando se constrói um edifício alto.
Atualmente, o conceito de sustentabilidade é uma realidade a ter em conta, havendo uma necessidade de construir edifícios mais ecológicos, aplicando-se aqui conceitos de ventilação natural e difusores de vento.
A importância da ventilação
No século dezanove a construção dos edifícios e a sua geometria final eram ditados pela necessidade de ventilação e iluminação, com o evoluir da construção foi necessário criar formas de ventilação eficientes para os edifícios altos.
A ventilação em edifícios altos é um parâmetro muito importante a ser considerado na altura de construir um edifício e de o projetar. Os arquitetos têm um papel fundamental neste fator , uma vez que deverão criar mecanismos na projeção da construção que assegurem a ventilação em todos os andares.
Um edifício alto é mais difícil de ser ventilado de forma homogênea por todos os andares, além disso, os andares superiores deverão aproveitar a ventilação dos ventos superiores e têm de ter estruturas mais flexíveis.
Que sistemas de ventilação são usados
Existem dois mecanismos básicos relacionados com a ventilação dos edifícios: a ventilação natural e a ventilação mecânica. Atualmente, já se usa um terceiro mecanismo de ventilação, chamado de ventilação híbrida que combina as características e vantagens dos sistemas de ventilação natural e ventilação mecânica.
A ventilação natural
A ventilação natural, aproveita a natureza para criar diferenças de pressão que provoquem a circulação do ar de forma suficiente para garantir a circulação do ar por todo o edifício alto. Estas forças são as variações de temperatura entre o exterior e o interior do edifício, assim como, a ação do vento neste.
Existem vários tipos de ventilação natural que são usados na construção de edifícios altos.
- Ventilação cruzada assistida por torres de vento. Sistema que utiliza uma torre que recolhe o ar que é impulsionado pelo vento, direcionando depois para os níveis inferiores permitindo uma ventilação cruzada.É usada em edifícios altos pois permite usar os ventos dos andares superiores para ventilar todo o edifício;
- Ventilação por tiragem térmica assistida por chaminé solar. Sistema que utiliza através dos materiais de construção que tenham grande absorção solar, tornar a conduta de evacuação mais quente que o ambiente o que vai favorecer o efeito de tiragem térmica.
A ventilação mecânica
Quando a ventilação natural não é possível de ser aplicada, ou no caso dos edifícios altos, torna-se necessário implementar um tipo de ventilação mecânica. Pode-se optar pelo método de extração mecânica que provoca pressões negativas no interior do edifício originando a entrada de ar fresco através de aberturas criadas na própria fachada.
Podem ser usados outros mecanismos como a insuflação mecânica ou sistemas balanceados de insuflação e exaustão mecânicas para garantir a ventilação dos edifícios altos.
Comentar