Recuperadores de calor são sistemas de aquecimento muito semelhantes à lareira, dado que ambos podem utilizar lenha e pellets como combustível. Contudo, é um facto que grande parte do calor produzido por uma lareira é desperdiçado por se tratar de um sistema de aquecimento aberto, o que não acontece com os recuperadores de calor. Estes apresentam rendimentos muito superiores pois a combustão dos materiais de alimentação é utilizada para gerar calor, que posteriormente é recuperado de forma a ser reutilizado.
Como funcionam os recuperadores de calor?
Sendo sistemas de aquecimento fechados, fabricados em ferro fundido ou chapa de aço, os recuperadores de calor caracterizam-se pela existência de uma porta de vidro vitrocerâmico de abertura lateral ou guilhotina que permite um fácil acesso e controlo, e também a agradável visualização da chama. Existem, para além dos tradicionais sistemas a lenha ou pellets, alternativas de recuperadores de calor a gás e a bioetanol, de forma a abranger uma série de requisitos em termos de variedade e funcionalidade. Todas estas características fazem dos recuperadores de calor uma alternativa agradável, económica e eficaz às lareiras tradicionais. Para além de todas as suas funcionalidades, destacam-se por acompanhar as tendências da arquitectura moderna e do design, de forma a passaram (quase) despercebidos e permitirem toda a atenção de destaque para a atraente visão das chamas.
Está à procura dos recuperadores de calor de topo?
Deixamos-lhe 10 sugestões de equipamentos disponíveis na Pedra e Decoração, e temos a certeza que encontrará o seu favorito: – O modelo Smart up define-se como sendo “um modelo limpo, leve e transparente”. Destaca-se pela sua porta curva, uma inovação que costuma encantar. – O equipamento Fusion Natural conjuga o charme do design com o conforto do tradicional, através do seu design algo rústico. – O Octofocus 1000 possui um interior em tijolos e uma fachada em aço bruto, conjugadas por uma porta envidraçada retráctil. – A gama de recuperadores de calor kristal caracteriza-se pela oferta de produtos de desenho simples e altamente funcional. São exemplos disto o modelo Kristal 98 e o modelo Kristal 78 Dupla face, com saídas de ar quente com o objectivo de rentabilizar a sua potência, através de designs simples, funcionais e com óptimo desempenho. – O Stûv 1678 In é um modelo sóbrio e prima pela elegância das suas linhas simples. Permite encastrar-se numa lareira existente ou nova nuva chaminé. – O modelo Box 1000 fornece uma fantástica visão da queima da lenha graças ao seu formato alargado, mantendo também um design altamente sofisticado. Em termos de recuperadores de calor a gás, existem 3 modelos que se destacam: – o modelo Hestia – ideal para ambientes mais conservadores, – o Fyn 600 – perfeito para espaços amplos e sofisticados, – o Honest – de ângulo equilateral, adequado para espaços mais pequenos. Caso procure uma solução de aquecimento eficiente, considere adquirir um recuperador de calor. Tendo em conta as recomendações de segurança para recuperadores de calor a ter em conta, esta é uma alternativa das mais viáveis.
Comentar