Ter ar condicionado em casa ou no escritório não é uma simples comodidade cujo cuidado termina no momento da instalação do equipamento. Na verdade, para um bom desempenho e rentabilidade deste material, é essencial que lhe garanta uma limpeza e manutenção regular.
Para quê fazer a manutenção do ar condicionado?
A limpeza e manutenção regular do equipamento de ar condicionado cumpre dois objectivos essenciais:
- garantir o bom funcionamento do sistema de ar condicionado
- assegurar a qualidade do ar que respira (o ar condicionado acumula nos filtros bactérias que podem ser muito nefastas para a saúde).
A maior das pessoas, por desconhecimento ou falta de informação por parte da marca de ar condicionado, nem sempre conhece a necessidade de se garantir esta manutenção do equipamento.
E são muitas as que, por falta deste acompanhamento, começam a relatar problemas de saúde diversos – como enxaquecas, náuseas, tosse e cansaço excessivo. Tudo isto pode ser sintoma de um ar condicionado com problemas de funcionamento e sujidade, o que acarreta sérios problemas para a saúde dos ocupantes da casa ou do escritório. Sabia, por exemplo, que muitos problemas de rinite são causados pelo ar condicionado que não é limpo com frequência?
É ainda importante ter em conta que um ar condicionado a que é assegurada a manutenção regular, apresenta normalmente uma maior longevidade, sem a ocorrência de problemas de funcionamento e sem a necessidade de substituição de peças que, tantas vezes, é precisa em equipamentos que não são verificados com a devida frequência.
Como se faz, então, a manutenção do equipamento?
Nas épocas de maior uso do ar condicionado, convém que faça uma limpeza quinzenal dos filtros de ar do seu ar condicionado – para isso, basta que os lave com um pouco de água e sabão neutro. É ainda importante que limpe os plásticos exteriores com um pano embebido em água morna e que evite a utilização de detergentes ou produtos que contenham álcool, o que poderia comprometer a resistência e longevidade dos materiais.
Para além disto, o ideal é que, pelo menos uma vez por ano, recorra a profissionais especializados que lhe consigam assegurar os seguintes serviços:
- Verificações do sistema eléctrico e de consumo
- Verificação do evaporador e condensador;
- Verificação de eventuais entupimentos na mangueira do dreno;
- Verificação do isolamento térmico;
- Medição da pressão de equilíbrio do gás refrigerante;
- Limpeza das bandejas coletoras de água;
- Verificação do funcionamento dos termostatos
- Ajuste de ruídos
- Aplicação de produto bactericida, fungicida e germicida;
- Limpeza geral.
Por isso, agora já sabe que o seu ar condicionado precisa de mais atenção do que a que lhe dá no simples clicar do botão “on”. Afinal, é preciso pouco para que este equipamento cumpra o seu propósito: oferecer-lhe o mais conforto em casa ou no escritório, sem qualquer prejuízo para a sua saúde!
Nota: Artigo originalmente publicado a 22 de Maio de 2014. Conteúdo foi actualizado
Comentar