Marinar os alimentos durante horas é um das chaves para um barbecue nutritivo
Com um tempo cada vez mais incerto, as condições meteorológicas para preparar um barbecue saudável, juntamente com amigos e familiares, prolongam-se para além da época estival. É por isso que se pode sempre aproveitar uns raios de Sol e uma temperatura amena que por vezes chegam numa tarde de Outono ou num fim-de-semana de Inverno e organizar um churrasco variado e nutritivo.
Sim, é verdade: um barbecue também pode ser a refeição perfeita para quem deseja ficar em linha! Realmente, um churrasco não tem de ser obrigatoriamente um prato repleto de calorias. Por exemplo, é aconselhável marinar todas as carnes, isto é, deixar os alimentos temperados durante várias horas antes de começar o barbecue. Desta maneira, a carne ganha muito mais sabor e torna desnecessária a utilização de molhos com imensas calorias. Mas que ingredientes utilizar para marinar os alimentos? Ervas a gosto, vinho branco, alho ou cerveja são os temperos mais aconselháveis, devendo-se evitar a aplicação do sal que iria tornar a carne mais rija. Sendo assim, o sal apenas deve ser utilizado na altura do barbecue.
De resto, os protagonistas de qualquer churrasco têm de ser alimentos com pouca gordura, como as partes magras de frango e de peixe, para além dos legumes. A opção por grelhar este tipo de ingredientes não só contribui para uma refeição com pouquíssimas calorias, mas também para um barbecue com menor risco cancerígeno.
O que não se deve provar para diminuir o risco de desenvolvimento de cancro
Um barbecue saudável só pode ser acompanhado por vegetais. Espargos, cebola, beringela, pimentos e courgette são apenas alguns dos ingredientes a grelhar. Que tal apostar numas espetadas com estes vegetais e uns pedaços de carne? Assim, os vegetais acabam por ganhar o sabor da carne.
Já agora, invista ainda numa salada bastante colorida, o que de certeza irá abrir o apetite dos mais pequenos! Fique ainda a saber que o ananás é um fruto perfeito para grelhar: afinal de contas, trata-se de um alimento que auxilia na digestão da proteína e, por isso, ajuda na ingestão da carne.
Durante a preparação do barbecue, fique atento para não fazer nem fumo intenso, nem chama, o que é essencial para obter churrascos mais saudáveis. Por outro lado, nunca se deve grelhar demais – e, por consequência, ingerir as partes dos alimentos que se encontram mais grelhadas.
Finalmente, ao saborear o churrasco, evite provar aquelas riscas pretas que se formam no exterior do peixe e da carne, visto que se tratam de substâncias com potencial risco cancerígeno.
Caso seja inevitável, a melhor solução será conciliar com uma boa dose de salada: afinal de contas, os antioxidantes têm a capacidade de combater as componentes cancerígenas que acabam por se formar na carne.
Nota: Artigo originalmente publicado a 1 de Novembro de 2014. Conteúdo foi actualizado.
Comentar