Grelhar carne ou peixe num barbecue a gás é um dos principais prazeres na época do Verão não só devido aos alimentos deliciosos, mas também porque esta é uma boa oportunidade para reunir amigos e familiares e colocar a conversa em dia. No entanto, os anfitriões devem cumprir algumas regras básicas para garantir uma refeição saudável.
Momento da compra é importante para uma refeição num barbecue a gás de qualidade
Os cuidados que asseguram a qualidade de uma refeição num barbecue a gás têm de ser respeitados mesmo antes de começar a grelhar cada um dos ingredientes. Tudo começa no momento de comprar esses alimentos: por exemplo, é aconselhável que a aquisição de peixe ou de carne apenas aconteça no final das compras.
Além disso, é importante que se separe o frango das restantes carnes e que se tenha cuidado com os sucos destes alimentos para que não pinguem para outros ingredientes. Daí a necessidade de as embalagens ficarem bem fechadas.
Após chegar a casa, separe imediatamente os produtos em embalagens que estejam lavadas. Se houver alimentos que não serão utilizados em um ou dois dias, o melhor é congelá-los. Caso opte por marinar os ingredientes, nomeadamente em dias mais quentes, faça-o num frigorífico.
Só se retira os produtos do frio na hora de grelhar e na quantidade exacta.
Conheça os principais cuidados na altura de confeccionar os ingredientes num barbecue a gás:
- É recomendável lavar as mãos, após colocar o peixe ou a carne na grelha do barbecue a gás.
- É recomendável confirmar se o peixe ou a carne não se encontram crus no interior, mesmo estando cozinhados no exterior. Este conselho é especialmente relevante quando se cozinha aves e frangos.
- É recomendável pedir a um ajudante para ir levando os ingredientes, à medida que estes são grelhados, e avisar que os convidados não devem fazer cerimónia: com a espera, os alimentos arrefecem e aumenta o perigo de contaminação.
- É recomendável preparar uma boa salada para acompanhar quer os peixes, quer as carnes. Trata-se de uma opção saudável. Os legumes são uma alternativa, mas deve ter cuidado para retirar a pele queimada.
- É recomendável contar com um termómetro para alimentos para saber se os ingredientes respeitam as temperaturas mínimas indicadas para uma confecção segura. Enquanto as aves inteiras devem ter uma temperatura de 74º C, as carnes moídas têm de registar 71º C. A temperatura indicada para os peitos de aves de capoeira é de 74º C. Já os 63º C são os graus necessários para a carne de porco, a carne bovina, de vitela e de cordeiro (assados, bifes e costeletas).
Quando estas temperaturas são alcançadas, os ingredientes têm de ser deixados em repouso durante três minutos, pelo menos.
- É recomendável não servir de forma frequente carne muito grelhada ou mesmo carbonizada.
Comentar