Um painel solar térmico é um elemento relevante para que se produza energia eléctrica através da radiação do Sol. Embora haja uma crescente consciência da importância e das vantagens desta alternativa limpa para as empresas e casas portuguesas, ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento de um painel solar térmico. Conheça as principais questões.
Como é que funciona um painel solar térmico?
Por exemplo, alguns interessados querem saber quais os tipos de painéis solares existentes. À volta de 90% é composto por silício cristalino. No entanto, certos fabricantes produzem painéis através de silício amorfo. Por curiosidade, fique a saber que aqueles painéis que contribuem para o funcionamento das máquinas de calcular também integram este género de silício. Há ainda elementos com filmes finos, recorrendo a células solares de materiais, tais como o Cobre Indio Desilenio e o cadmium telluride.
O funcionamento do painel solar térmico é outra dúvida frequente. Portanto, é importante sublinhar que se trata de um grupo de células solares que se encontram ligadas entre si e que produzem electricidade quando há exposição à radiação do Sol.
Para isso, é preciso que independentemente do tipo de painel solar térmico, este seja constituído por um material semicondutor que possui uma condutividade eléctrica que aumenta quando há uma exposição à radiação. Esse material tem de estar processado para que tenha um campo eléctrico permanente. Desta maneira, há uma separação dos electrões gerados pela radiação.
Que outras perguntas são frequentes para quem quer saber mais sobre painel solar térmico?
- Porque o painel solar térmico é diferente de um exemplar fotovoltaico?
Enquanto que o painel solar térmico pretende aquecer a água para o consumo doméstico, o tipo fotovoltaico produz energia eléctrica quer para consumo próprio, quer para venda à rede eléctrica.
- Os painéis solares podem ser montados em prédios?
Sim, apesar de ser mais complicado alcançar a concordância entre todos os moradores para que esse investimento seja efectuado. O problema é reunir esse consenso e não propriamente a viabilidade da instalação. O painel solar deve ser colocado nos telhados. Em alternativa, é possível recorrer a uns sistemas independentes por cada um dos condóminos. No entanto, a solução mais adequada é mesmo o sistema colectivo que englobe todas as fracções.
- Quantos painéis solares são necessários para uma casa?
Depende de quanta electricidade é consumida, da orientação dos painéis e do local da instalação, entre outros factores. Tendo em conta que um metro quadrado de painel solar origina cerca de 0.7 kWh/m2/dia, somente é necessário dividir o consumo médio diário de electricidade em kWh por 0.7 para descobrir quantos metros quadrados de painéis é que deve adquirir para a produção integral da electricidade que é consumida.
Caso a área para a instalação de um painel solar térmico seja reduzida, o melhor é que uma parte do consumo seja sustentada pela rede eléctrica ou por outras fontes de electricidade.
Comentar