Uma das principais desvantagens apontadas aos painéis solares para casas era a sua inutilidade quando o tempo ficava mais nublado e chuvoso. Em resposta a esta crítica, um grupo de cientistas chineses está a testar painéis que conseguem produzir energia, mesmo quando o céu se encontra carregado de nuvens, recorrendo a grafeno.
Como os painéis solares para casas geram energia a partir da chuva?
É o fim da dependência da luz do Sol. Um grupo de investigadores da Yunnan Normal University e da Ocean University, na China, descobriu que, se acrescentarem grafeno, as células do Sol conseguem ser muito mais eficazes e geram electricidade a partir da chuva. Neste caso, recorre-se a uma fina camada de grafeno para que se cubram as células solares.
A hipótese de gerar energia através de grafeno e de água salgada existe há já alguns anos. No entanto, estes investigadores desenvolveram um método que possibilita que o sal que se encontra na água da chuva seja separado em iões de cálcio, de amónio e de sódio. Estas partículas colam-se à capa de grafeno. De seguida, forma-se um «pseudo impulsionador».
Sendo assim, os painéis solares para casas tornam-se mais versáteis: tanto funcionam nos dias de Sol, como conseguem gerar energia nas épocas de chuva. Em ambas as situações, a eficiência de conversão pode alcançar os 6.53%. Em média, os típicos painéis solares transformam de 11% a 15% da energia do Sol em electricidade. Logo, os valores da versão adaptada impressionaram os investigadores.
As experiências que originaram esta conclusão produziram centenas de microvolts a partir de água salgada. Além disso, a célula do Sol não foi muito prejudicada com a utilização do grafeno.
Sabia que o grafeno é um material com super-qualidades?
O modelo adaptável a estas condições climatéricas mais adversas é ainda um protótipo, porque os investigadores ainda têm de descobrir soluções para que se aproveitem os variados tipos de sais que se encontram nas gotas de chuva.
Apesar de limitar o trabalho dos painéis solares para casas, a chuva não podia ser considerada como o «inimigo número um» destes meios de obtenção de energia. Através dessas gotas de água, os painéis ficavam mais eficazes e limpos. O maior problema estava relacionado com o tempo nublado, visto que os painéis apenas produziam energia, conforme a intensidade da luz do dia.
A comunidade científica reconhece as super-qualidades do grafeno. Este elemento é uma folha de carbono com uma maior resistência do que o diamante e com mais força do que o aço. Além disso, o grafeno é flexível.
A lembrar que, como os painéis solares para casas permitem que a energia eléctrica seja produzida a partir da energia do Sol, uma residência pode permanecer isolada e autónoma da típica rede eléctrica.
Comentar