X

Lareiras Modernas, uma alternativa ao aquecimento a lenha

Gás, Eletricidade, Bioetanol… São muitas as lareiras modernas que substituem a tradicional forma de combustão a lenha e satisfazem todos os gostos!

Já há vários séculos que as lareiras a lenha têm conquistado as salas de estar de muitas casas. Realmente, não há quem resista ao ambiente acolhedor que esta fonte de energia proporciona, graças ao som da madeira a crepitar, ao perfume típico da lenha a arder, ao ato de mexer e remexer nas brasas…

Lareiras modernas: elevado valor estético

Por outro lado, as lareiras a lenha contam com um elevado valor estético e, por essa razão, fazem a diferença em qualquer espaço. Contudo, conforme se foi intensificando o uso deste tipo de aquecimento, descobriram-se algumas desvantagens das tradicionais lareiras a lenha: costumam ocupar demasiado espaço, produzem muita sujidade (principalmente, cinzas), demoram a aquecer, prejudicam o meio ambiente, necessitam de uma equipa de instalação especializada…

Apesar de os equipamentos a lenha terem evoluído, as lareiras modernas destacam-se na aposta em diferentes fontes de combustão para responder a estes e a outros inconvenientes. As lareiras elétricas são um dos exemplos e destacam-se pela sua simplicidade: em alguns modelos chega a ser possível ligar o equipamento e controlar a temperatura à distância, através de um comando digital.

Já o aquecimento a gás é a prova de que as lareiras modernas também estão cada vez mais seguras: sabia que, em alguns modelos, há sistemas que controlam o aquecimento, tendo como base a temperatura ambiente e até desligam o gás automaticamente quando detetam algum tipo de anomalia, como fugas de gás?

Lareiras modernas mais ecológicas

As lareiras modernas também têm aderido à causa ecológica. Um bom exemplo é a lareira a bioetanol: além de utilizar uma fonte de combustível renovável, este «amigo do ambiente» produz reduzidas emissões de vapor de água, dióxido de carbono e monóxido de carbono.

As lareiras a pellets são outro tipo de lareiras modernas e caracterizam-se por serem higiénicas, visto que, por exemplo, em cada 100 kg de pellets queimados, produzem cerca de 100 gramas de resíduos, uma percentagem reduzida que pode ser limpa através da gaveta ou utilizando um aspirador.

Por outro lado, as lareiras modernas também se têm aprimorado e diversificado esteticamente. Desde lareiras suspensas a aquecimentos embutidos em paredes, há lareiras com cores e tamanhos para todas as preferências.

A evolução das lareiras não é a única prova da modernização do equipamento de controlo de temperatura. Por exemplo, hoje em dia, mais ninguém sofre as consequências da baixa humidade, graças ao humidificador. Este aparelho é extremamente necessário quando a humidade relativa do ar desce abaixo dos 40%, o que pode originar ligeiras dores de cabeça e securas na garganta, nariz e olhos. Na área do mobiliário, também é fácil encontrar peças modernas – e sem sair de casa: tapetes com desenhos contemporâneos, cadeiras de design e espelhos irreverentes são apenas alguns exemplos.

Porém, a modernidade não nos trouxe apenas equipamentos inovadores e com um design mais avançado. Infelizmente, a rapidez com que se vive atualmente origina vários desequilíbrios, como o cansaço extremo, uma alimentação desregulada, falta de tempo para fazer exercício físico…

Para nos fortalecer perante tantos desgastes, os produtos naturais (como vitaminas, chás de plantas e energéticos) devem estar incluídos na nossa ementa diária para que finalmente possamos cumprir aquela famosa expressão: «viver com mente sã em corpo são!»

Artigos Relacionados