Fachadas Pretas
Casas com fachadas pretas espalhadas pelo mundo é o assunto deste artigo – dando continuidade à primeira parte já publicada com as cinco primeiras escolhidas. Seguem-se, então, mais cinco construções para imaginar, pelas minhas palavras, cujos arquitectos demonstram a elegância e a modernidade desta opção. Mas não se esqueça de ler a primeira parte: a inteirice faz parte da arquitectura da inteligência.
Hansha Reflection House, do Studio SKLIM
Mesmo ali em frente ao parque Misakimizube, em Tóquio, lá está ela, ao pé de um grande lago, a casa com um conceito bem diferente. A parte do andar de cima, que se projecta para frente, é uma representação do olho de Narciso (que vê o seu reflexo no lago). Nessa parte, há sinal de fachadas pretas através metal escuro reflexivo. No centro, há uma grande janela que simboliza a íris, através da qual é possível ver o parque e, claro, o lago. O tema da reflexão repete-se no interior, mas isso agora não interessa nada, a não ser que os arquitectos do Studio SKLIM estavam inspirados.
Law Street House, de Muir Mendes
Numa rua bem apertada de Melbourne, Austrália, fica a casa dos arquitectos Bruno Mendes e Amy Muir. É uma casa restaurada de uma cabana simples. O grande pressuposto do trabalho desenvolvido pelo casal era fazer o máximo que conseguissem com as próprias mãos e om a ajuda de Joe Mendes, que trabalha com a fabricação de aço, o resultado foi uma casa moderna com ares de bunker e com…fachadas pretas! Quanto tempo demoraram? Olhe, foram três anos de escavação, de demolição e de construção – coisa rápida.
360 House, do Subarquitectura
A casa criada pelos arquitectos da Subarquitectura, em Madrid, tem o formato de um looping horizontal, desenho inovador que se justifica pela paisagem. Os autores quiseram garantir à família que ali mora, não apenas a melhor vista das montanhas que cercam a casa, todas as vistas possíveis através da casa com fachadas pretas. A ideia foi explorar o factor surpresa a partir de cada recanto da casa para a paisagem.
Unou House, de Katsutoshi Sasaki + Associates
Esta casa, localizada em Toyota no Japão, é a mais radicalmente negra da selecção das dez. A ideia nasceu assim: a equipa do escritório Katsutoshi Sasaki + Associates desenhou dois rectângulos, um em pé e outro deitado, e ligou os seus vértices. Assim, a fachada em que fica a entrada é alta e esguia, enquanto a face da casa que está virada para a linha de comboio é baixa e alongada. O telhado tem uma grande inclinação e o exterior da casa é todo, fachadas pretas, de madeira negra!
Black Slit House, de Three.Ball.Cascade
Nesta casa o preto, as fachadas pretas, aparece não só no seu exterior, mas também nos vidros – através do uso de Insulfilm – e nas paredes internas. A construção é fruto de uma expansão e existem duas casas unificadas neste lote: duas casas completas separadas por uma laje.
Comentar