A madeira foi o material de eleição na decoração de interiores em 2013 e 2014 ameaça continuar a tendência de redescoberta deste material versátil. Só podemos apoiar esta tendência, uma vez que uma decoração de interiores em madeira é natural, ecológica e adaptável, tendo ficado já demasiado tempo escondida na arquitectura de betão.
A utilização de madeira em aplicações e decoração permite criar tão facilmente um desenho rústico, quanto um desenho moderno e vanguardista, com uma aura de modéstia quanto uma de luxo. Para o mundo do design de interiores a madeira não tem lugar nas lareiras!
Esqueça as portas interiores de madeira e o mobiliário. Pavimentos em madeira, tectos e painéis de madeira são apontamentos para uma decoração de interiores morna e acolhedora, mas a tecnologia actual permite o fabrico de equipamentos que não sonharíamos ver fabricados em madeira, como sejam os lavatórios, enquanto a madeira está também definitivamente de volta às cozinhas para fabrico não somente dos móveis tradicionais, mas inclusivamente e ilhas e balcões.
Aplicações da madeira na decoração de interiores.
A madeira é um material extremamente versátil. Com tratamento adequado, resiste a grandes diferenças de humidade e graças a uma fraca condutividade térmica permite criar divisões com temperatura mais temperada, de Inverno ou de Verão.
A madeira está por isso de volta a um local de onde há muito havia saído: a casa-de-banho.
Seja na construção de pias, seja em painéis decorativos, no chão ou no tecto, a madeira está de volta com a nova arquitectura Zen, que vê as nossas habitações como locais de escape ao rebuliço do dia-a-dia e procura recriar a aura de Spas e saunas.
Até mesmo banheiras podem ser construídas em madeira, mas bastará uma vista-de-olhos rápida pelas opções existentes para lavatórios de madeira, para percebermos o potencial tremendo deste material: esculpidos directamente de troncos, fabricados de madeira laminada, em tons naturais ou manchados, os lavatórios de madeira são um artefacto decorativo fascinante.
Reaproveitamento de madeira: do espartano ao luxo.
Se pensa que só a madeira nova serve para a sua habitação, está enganado: o reaproveitamento de madeira e a madeira usada são hoje em dia duas palavras-chave na decoração de interiores. Da decoração mais urbana do-it-yourself, ao guarnecimento completo de portadas e paredes, a madeira usada é uma palavra de ordem no mundo da decoração.
Nada simboliza tanto este movimento quanto a reciclagem de paletes de madeira, acessórios industriais rejeitados baratos ou gratuitos cujas potencialidades só são limitadas pela nossa imaginação. Basta procurar online nos blogues de decoração de interiores e bricolage para nos vermos inundados de ideias únicas e interessantes: a madeira está cá para ficar!
Se pensarmos nisso, não é de admirar que assim seja. A madeira envelhece bem, mantém-se resistente e saudável (se convenientemente tratada) muito depois dos materiais à sua volta enferrujarem e estalarem, pelo que é um material fácil de encontrar entre os detritos rejeitados de obras e remodelações. Ao mesmo tempo, o rectilíneo das tábuas tem um carácter eminentemente urbano, mas não há limites para as formas que podemos obter a partir de uma peça de madeira, um material que pode ser re-imaginado como nenhum outro.
Inversamente, envernizada e polida, com o seu brilho morno e atraente, a madeira é um material de prestígio de altas possibilidades esculturais, preferido por nomes que são referência na decoração de interiores em todo o mundo. Por isso, se está cansado do ar frio e descaracterizado da sua habitação, a madeira é a sua ferramenta para a criação de um interior único e pessoal!
Comentar