Sendo uma tendência em evolução em muitos países da Europa (em 2015, houve um aumento de 4% no consumo), as bicicletas eléctricas ganharam uma recente inovação. A firma holandesa Solar Application Lab, juntamente com um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Eindhoven, criou o protótipo de um veículo eléctrico movido a energia solar, proveniente dos painéis solares fotovoltaicos que cobrem a roda dianteira.
Bicicleta com painéis solares fotovoltaicos será lançada em 2018
Anteriormente, já outros exemplares de bicicletas eram movidos através da energia solar. Os primeiros modelos de bicicletas eléctricas chegaram ao mercado no final de 1980, possuindo um reboque com os painéis solares fotovoltaicos.
No entanto, esta criação é um dos primeiros veículos em que somente a roda da frente se encontra coberta por painéis solares fotovoltaicos, o que traz evidentes compensações nas épocas em que existe menos luz do Sol. A bateria pode ser auto-recarregada no decorrer do dia ou durante a pedalada O lançamento oficial está previsto para 2018. O custo deverá rondar os 2.500 euros.
«A principal inovação destas bicicletas só foi conseguida, graças à colaboração entre a Solar Application Lab e os estudantes. Eles disseram-nos que achavam que tinham encontrado a solução para o problema da falta de luz e do excesso de sombra. Essa alternativa foi descoberta, através de algumas investigações na área da electrónica», explicou o Director Executivo da Solar Application Lab, Marc Peters.
Holandeses têm desenvolvido iniciativas sustentáveis para ciclistas
Não é de estranhar que este tipo de iniciativas seja tão popular em território holandês: as bicicletas são muito utilizadas no país, sendo um dos meios de transporte mais recorrentes. A Holanda conta com cerca de 35 mil quilómetros de ciclovias e 18 milhões de bicicletas. Por esses motivos, há uma necessidade constante de aumentar quer a segurança, quer o conforto dos ciclistas.
Esta não é a primeira vez que a Holanda contribui para que as bicicletas sejam cada vez mais um transporte sustentável.
Por exemplo, em finais de 2014, este país anunciou a criação de uma ciclovia que consegue captar a energia proveniente do Sol, através de uns painéis solares fotovoltaicos que se encontram embutidos. São umas células solares compostas por silício e cobertas com uma camada de vidro temperado.
Logo no começo, este sistema – que demorou cerca de cinco anos para ser construído – já tinha capacidade para gerar uma energia suficiente para abastecer três famílias. No entanto, nos dias de hoje, a ciclovia até já conseguiu produzir mais energia do que era esperado.
A destacar ainda que a preocupação com a saúde do planeta ultrapassa o ciclismo. Por exemplo, a agência de publicidade holandesa Gelderland Valoriseert, numa parceria com a estilista Pauline van Dongen e com o especialista em energia do Sol Gert Jan Jongerden, criou uma colecção de roupas que tem capacidade para recarregar a bateria dos telemóveis a partir da energia solar.
Fonte: euronews
Comentar