Preparar uma refeição através de um barbecue grill é uma oportunidade para reunir familiares e amigos, independentemente da idade e da classe social, e provar as mais diferentes carnes e acompanhamentos. No entanto, os conselhos para organizar um bom churrasco ultrapassam a escolha dos ingredientes ou o momento de acender a grelha.
Como escolher as carnes para um barbecue grill?
Antes de mais, é importante estimar qual é a quantidade de carne necessária, tendo em conta o número de convidados do barbecue grill. Para fazer as contas, calcule que são 500 gramas por cada pessoa.
Nesta fase de escolha das carnes, não se esqueça de optar pelos mais diversos ingredientes para conseguir agradar aos mais diferentes paladares: desde as carnes bovinas ao frango, passando pela linguiça. A variedade também deve ser evidente nos acompanhamentos. Que tal pôr na mesa uma tábua de queijos e uma travessa de salada?
Quanto aos temperos, tanto é possível recorrer ao sal fino, como ao sal grosso. Porém, o último é mais aconselhável: para ser branco, soltinho e seco, o sal fino inclui alguns aditivos. Além disso, o sal pode ser colocado à vontade nas carnes em peças, enquanto o tempero deve ser aplicado mais devagar nas fatias.
Quais são os erros mais comuns na preparação e degustação de um barbecue grill?
- Evite recorrer a um carvão húmido, visto que nem mantém a brasa, nem faz fogo.
- Evite lançar água para baixar a chama. Sugerimos que utilize a cinza de um churrasco anterior para que consiga reduzir a brasa.
- Evite comprar carne num talho qualquer. Sugerimos que adquira este ingrediente em espaços que sejam confiáveis, com provas dadas.
- Evite colocar fatias pequenas de carne na mesma altura dos pedaços maiores: as primeiras têm de ser grelhadas a 15 centímetros da brasa, enquanto os últimos ingredientes devem ser preparados com 40 centímetros de distância.
- Evite enfiar um garfo muito grande na carne para virá-la no decorrer da preparação. Caso o faça, poderá furar o alimento e este perderá a sua suculência. É mais aconselhável virá-la através de uma pinça ou de um garfo, mas pela ponta da carne.
- Evite servir pães de leite. Há melhores alternativas, como os pães italiano e francês, que têm uma casca mais dura.
- Evite misturar bebidas alcoólicas. É mais aconselhável optar por uma única bebida e permanecer com esta até ao final do barbecue grill. Além de ser mais saudável, possibilita que a carne seja melhor digerida.
- Evite ingerir muitos alimentos logo no começo do churrasco. Aceite a nossa sugestão e vá optando por um pouco de tudo para que consiga apreciar as carnes principais.
- Evite abrir a carne, porque esta fica mais seca.
- Evite pressionar quem está a preparar o barbecue grill. Caso contrário, a carne pode ficar fora do ponto. Aproveite o tempo para confraternizar.
Comentar