Conheça as principais vantagens dos recuperadores de calor!
É um verdadeiro fã de recuperadores de calor? Então, fique a saber que só temos boas notícias para si: afinal de contas, estes equipamentos apresentam um extenso rol de vantagens!
Antes de mais, é importante frisar que cada um dos recuperadores de calor conta com rendimentos bastante superiores, se compararmos com qualquer lareira: é que o calor que é produzido pela combustão dos materiais tem tendência para ser recuperado para que haja uma posterior reutilização.
Sendo normalmente concebidos quer em chapa de aço, quer em ferro fundido, os recuperadores de calor caracterizam-se por contarem com porta de vidro vitrocerâmico de abertura lateral ou guilhotina. Desta forma, torna-se possível emanar calor com o vidro e a estrutura que o envolve.
Com estas características, facilmente conclui-se que a segurança é uma das principais vantagens dos recuperadores de calor. Mas há mais qualidades: por exemplo, estes equipamentos também conseguem eliminar os problemas de fumo e de cheiros numa casa e nas roupas.
Também existe um evidente sentido prático! Pela forma como foram construídos, os recuperadores de calor não precisam de nenhuma instalação de chaminé. Em alternativa, os equipamentos são alojados em qualquer divisão da casa: apenas é necessário que exista um orifício menor para que se liberte o ar queimado para o exterior e para que entre o ar frio.
De resto, é igualmente verdade que os recuperadores de calor ainda podem se adequar a uma lareira que já existe para que se mantenha aquela aparência mais tradicional e nostálgica da própria lareira. Sendo assim, usufrui-se, simultaneamente, de um aparelho extremamente eficiente para o aproveitamento do calor.
Sabia que existem recuperadores a pellets sob a forma de pirâmide?
Se for admirador de recuperadores a pellets, temos igualmente boas notícias para si: a lista de vantagens destes aquecimentos é extensíssima. Realmente, os recuperadores a pellets são económicos: estima-se que, anualmente, cada cliente consome, em média, uns 20 sacos de pellets (o que corresponde a uns 300 kg). A sublinhar que os pellets são uma madeira que está livre de resinas e de humidades. Ou seja, há uma combustão quase total.
Os recuperadores a pellets, tal como as lareiras e as salamandras, podem espantar-nos com os seus atributos estéticos. Vejamos o caso dos aquecimentos da Skia, que têm capacidade para agradar a todos os gostos.
Temos um bom exemplo: o Keops Mirror Classic, um mecanismo apropriado para aqueles que adoram o fogo e que, dessa forma, conseguem desfrutar de todo o esplendor das labaredas, sem esquecer os outros pormenores belos. É o caso da silhueta piramidal.
Limpo, transparente e leve. Assim define-se o equipamento Smart Up. Uma das principais especificidades do Smart Up é a mesmo a porta curva. É um pormenor tão especial que é capaz de encantar até àqueles gostos mais exigentes.
Não se pode esquecer da Fusion Natural, que une o melhor de dois mundos, uma vez que é ideal para os ambientes modernos… que possuem um toque mais rústico.
Nota: Artigo originalmente publicado a 24 de Fevereiro de 2014. Conteúdo foi actualizado.
Comentar